NOSSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

O programa tem duração mínima de dois anos e máxima de cinco anos, buscando-se o eixo integrador de escutas analíticas. O eixo integrador é desenvolvido em paralelo aos semestres durante todo o programa. Leituras de Freud e Lacan, e outros são desenvolvidas, em conexão com o ato de pensar, desenvolver reflexões e assimilar os principais fundamentos, e assim, poder contribuir para a produção do conhecimento e desenvolver a Escuta analítica.

​

Nosso programa é presencial e híbrido. Programas sendo realizados totalmente presenciais, outros com a natureza híbrida, sendo neste, tendo a parte teórica feita online e ao vivo através da nossa plataforma digital e, portanto, exige presença virtual de no mínimo 75% de todos matriculados. Isto inclui os seminários teóricos, o encontro de escuta analítica, os seminários de casos clínicos e todas as demais atividades de conteúdo, leitura e discussão.

ANÁLISE PESSOAL E SUPERVISÃO

A análise pessoal e a supervisão de casos clínicos fazem parte da formação do psicanalista desde os primeiros psicanalistas a partir de Freud. Considerando que a formação psicanalítica não é escolar ou acadêmica, e sim formativa, no programa de formação não existe modelo de avaliação escolarizado como testes ou provas.

O indivíduo vai encontrando sua evolução e aprendizado formativo através de sua experiência nos seminários teóricos, no processo do grupo de escuta analítica, na produção textual de artigos e relatórios, na apresentação de casos clínicos, na análise pessoal e na supervisão. Submeter-se à análise pessoal e à supervisão é integrar o tripé básico do processo formativo. Estes três elementos são indispensáveis e inegociáveis no programa. O analista em formação deverá estar sob análise pessoal por pelo menos três anos.​