NOTÍCIAS 

Élisabeth Roudinesco, psicanalista e historiadora francesa, com uma linguagem direta, aprofundamento teórico e didática impecável, apresenta, em  seu novo livro O inconsciente explicado ao meu neto, uma série de perguntas formuladas por uma turma de jovens entre 8 e 13 anos, para delinear o caminho que será percorrido. “O que é, exatamente, o inconsciente?” Diz: “Mergulhando no universo mental dos adolescentes de hoje, autora confere substância ao elemento que, embora invisível, é determinante para a vida”.

Um novo documentário sobre Freud será lançado na França em abril próximo. Trata-se de "Sigmund Freud - um juif sans Dieu", de David Teboul.- https://www.psychologies.com/Culture/Medias/Articles-et-Dossiers

Notícia da morte, aos 88 anos, de Marguerite Derrida - psicanalista, tradutora (especialmente da obra de Melanie Klein) e mulher de Jacques Derrida, com quem teve dois filhos.
https://www.actualitte.com/article/monde-edition/mort-de-marguerite-derrida
https://www.liberation.fr/direct/element/mort-de-la-psychanalyste-et-traductrice

Faleceu aos 94 anos o psicanalista Leonard Shengold, autor de dois livros conhecidos - um deles o excelente "Haunted by parents - sobre o efeito devastador que traumas e abandonos provocam em crianças, além do que chama "soul murder" ("assassinato de alma") - o deliberado empenho de pais e cuidadores em destruir a mente de crianças indefesas em sua vulnerabilidade.- https://www.nytimes.com/2020/02/04/health/leonard-shengold

Netflix exibe série em que o psicanalista Sigmund Freud investiga um serial killer.

A Netflix comprou os direitos de transmissão internacional da série austríaca Freud. No suspense, um jovem Sigmund Freud se une à Fleur Salomé e ao inspetor policial Kiss com o objetivo de capturar um serial killer na Viena do século 19. Será uma nova e inesperada versão do pai da psicanálise, Sigmund Freud, o personagem histórico aparece jovem e aplicando suas habilidades na investigação de um serial killer. Veja comentários críticos. (Leia mais)

Psicanalistas criam coletivo e fazem atendimento gratuito nas ruas do DF e em São Paulo.

Sentados em cadeiras de praia ou em tendas, grupo de psicanalistas atende gratuitamente em  locais movimentados dessas  capitais. O objetivo se coaduna com o debate sobre a democratização do acesso à psicanálise com a ocupação de espaços públicos. (Saiba mais).

IPA tem nova presidente.

A psiquiatra e psicanalista norteamericana Harriet L. Wolfe é a nova presidente da IPA. Nas eleições, que aconteceram neste ano (Saiba mais).