Associação Piauiense de Psicanálise (APP).
ESCOLA FREUDIANA DE PSICANÁLISE DE TERESINA
- DEPARTAMENTO DE ENSINO –
PROGRAMA DE ESTUDOS E FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE E ESPECIALIZAÇÃO EM PSICANÁLISE
Apresentação geral
ESCOLA FREUDIANA DE PSICANÁLISE - SEÇÃO TERESINA tem como mantenedora a ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PSICANÁLISE - APP, e através de seu Programa de Formação em Psicanálise desenvolve uma Formação Psicanalítica, cuja natureza preconizada por Freud é ética e sustentada fundamentalmente na Análise Pessoal dos postulantes para habilitá-los a prática clínica e assim se autorizar ao exercício da Psicanálise. Análise Pessoal, Ensino e Supervisão, são os três pilares que regem as diretrizes básicas da APP, fundamentados no Tripé analítico proposto por Hanns Sachs e aprovado em uma das reuniões de quartas-feiras pelo primeiro grupo de discípulos reunidos por Freud. Nossa orientação é fundamentada pelo ensino de Freud e Lacan e o nosso compromisso ético é ser um espaço de ensino e transmissão da Psicanálise, valorizando e garantindo o DESEJO daquele que aspira se psicanalista.
A cultura da Psicanalise envolve um comprometimento com a ética uma vez que ao longo dos tempos a mesma tem sido desvirtuada e vilipendiada. Convém destacar, que a Psicanálise não possui teor mercantilista, logo, é fundamental que ao buscar uma Formação em Psicanálise que seja verificado se a mesma está sendo veiculada por uma Instituição (Associação ou Sociedade SEM FINS LUCRATIVOS) comprometida com a cultura, pesquisa, estudos, cientificidade e ética da Psicanálise. A Escola Freudiana de Psicanalise de Teresina se coaduna com as Instituições sérias, comprometidas com os pilares da Psicanálise.
A Psicanálise preconizada por Freud está aberta a todos, não é restrita aos psicólogos ou aos médicos, pelo contrario, também está aberta aos mesmos. Cabe a cada Instituição decidir o seu critério de recepção de seus membros e participantes do processo de aquisição e transmissão do saber psicanalítico. Na Escola Freudiana de Psicanálise de Teresina o requisito fundamental ao que deseja se imiscuir no universo da cultura, estudos, ensino e pesquisa científica da Psicanalise é que o mesmo seja portador de uma graduação em qualquer área. No processo de ingresso à formação em Psicanálise, preferencialmente, as inscrições são abertas para médicos e psicólogos, porém, mediante requerimento encaminhado à Instituição, entrevista e parecer interno, o processo também é aberto para outras graduações.
O ensino é feito através da Teoria e das Técnicas Psicanalíticas, bem como, em um estágio mais avançado, a Supervisão de casos e diálogos sobre situações clínicas integram esse processo formador.
A organização da Pesquisa Científica em torno da Formação se rege pelo princípio da integração entre os diferentes níveis de conhecimento e experiência, havendo incentivo ao trabalho conjunto dos participantes em todas as etapas da formação, assim como a participação e representação nos variados níveis e departamentos da Sociedade.
O participante é estimulado a integrar o dia a dia da vida institucional, tanto nas atividades de pesquisas científicas quanto culturais, já que se compreende a formação do psicanalista não somente como um desenvolvimento intelectual, mas, especialmente, como um crescimento emocional. Para atingir este objetivo, toda a Formação busca promover uma abertura às diversas formas de pensamento e ao convívio com as diferenças.
São esses os pilares que acentuam o perfil teórico/técnico/clínico da formação oferecida pela APP, que comporta uma visão teórica pluralista, o que se expressa no amplo leque de aportes que é oferecido ao postulante, tendo Freud como eixo originário ao longo de toda a Formação, também compõem o currículo outros autores: pioneiros da Psicanálise, tais como: Melanie Klein, Winnicott, Bion, Jung, Lacan e outros diferentes pensadores atuai.
A APP desenvolve o Projeto Rede Viva de Psicanálise, com o objetivo de alcançar várias regiões, levando o conhecimento geral da Psicanálise. Outro Projeto desenvolvido é o da Clínica Social aberta para o povo e, de acordo com sua previsão Estatutária. Também, desenvolve o Projeto da abertura de Polos em diversas regiões, onde cada Polo, recebe a designação de Escola Freudiana de Psicanálise, seguido do nome da região ou Município local.
Assim, a APP passa a contribuir e a colaborar com a transmissão da Psicanálise em Teresina, bem como, em todos os seus Polos espalhados em quaisquer região da Federação.
1. Programa de Formação Psicanalítica
O Programa de Formação em Psicanálise da APP, como base inicial (uma vez que o conhecimento e a pesquisa em Psicanálise são imensuráveis e infindáveis), será oferecido ao longo de 30 (trinta) meses de estudos, podendo ser restruturado, de acordo com a região de oferecimento.
1.1. Período anterior ao início da Formação Psicanalítica exige:
• Pré-requisito: curso universitário.
• Seleção dos postulantes à formação realizada a partir de entrevista de admissão.
1.2. Período de Formação Psicanalítica inclui:
a) Análise pessoal
É necessário que seja feita com um analista em exercício de função didática, indicado pela Instituição formadora, durante todo o tempo da Formação psicanalítica, com frequência em análise, mediante orientação da Instituição.
A critério da Instituição, após a entrevista, poderá o postulante ser orientado a passar por um processo analítico inicial de três a cinco sessões, pare que em seguida, efetue a sua matrícula, de fato, do Programa.
b) Aprendizado teórico e clínico que consta de quatro etapas de estudos, pesquisas no campo teórico da Psicanálise e na prática da escuta analítica, assim distribuídos:
-
Período Introdutório,
-
Período Complementar,
-
Período de Técnicas,
-
Período de Qualificação
1.3. Como Funciona a Formação
a) O Período Introdutório
Tem duração de 12 (doze) meses, sendo regido pelo início do processo de análise pessoal, incentivo à participação em eventos diversos relacionados à Psicanálise e frequência aos módulos/disciplinas teóricas básicas iniciais à Formação Psicanalítica.
b) O Período Complementar
É desenvolvido dentro de um período que pode chegar a 12 (doze) meses sendo regido pela frequência aos módulos/disciplinas de natureza complementar, com maior aprofundamento às bases da Psicanalise, iniciação em técnicas psicanalíticas mais profundas, como ferramentas de atuação interventiva, estudos de casos clínicos, incentivo à participação em eventos relacionados à Psicanálise e a manutenção do Processo de análise pessoal.
c) Período de Técnicas,
Inicia-se com estudos mais aprofundados sobre a técnica psicanalítica e se complementa com estudos e/ou vivências em casos clínicos voltados à prática técnica/clínica, estágios e atendimentos clínicos. Está inserido dentro de um período que pode ter a duração de um ano, culminando com o término do Programa de estudos.
d) O Período de Qualificação
Inclui a participação em seminários clínicos, cursos teóricos e de atualização/reciclagem, apresentação de relatórios clínicos (acompanhamento clínico/profissional), comprovação de permanência no setting analítico, comparecimento trimestral ao analista didata/supervisor clínico (acompanhamento em análise pessoal, didática ou supervisão clínica). Tem a duração de 2 (dois) anos, o que abrange o período de finalização do Programa de Psicanálise, acrescido de um período de acompanhamento institucional, pós conclusão.
Neste período o participante já terá concluído toda parte do Ensino Teórico-técnico-prático, logo, habilitado ao exercício da escuta analítica, o que será feito através de Permissão (credenciamento) provisória, sendo que ao final de todo o Programa, será fornecida a Permissão (credenciamento) definitiva.
O período de qualificação é obrigatório e será acompanhado pelo setor de Programa de Acompanhamento e Avaliação Contínua (PAAC).
1.4. Resumo do Período de qualificação (Complementação e Finalização do Programa de Formação Psicanalítica):
I - Dois anos de acompanhamentos institucional, o que será feito, por analista didata e supervisor clínico, indicado pela Instituição.
II - Comparecer a cada trimestre ao seu analista didata/supervisor clínico, bem como, manter sua análise pessoal..
III - Participar em no mínimo quatro eventos oferecidos pela Instituição, sendo um cada semestre. Na ausência destes oferecidos pela Instituição, deverá comprovar participação em eventos em outras Instituições de natureza psicanalítica.
IV - Entrega de relatórios trimestrais, mediante formulário próprio fornecido pela Instituição, totalizando em oito relatórios (quatro a cada ano).
1.5. Matriz Curricular
Composto por 30 módulos/seminários de estudos e pesquisas, podendo ser restruturado, de acordo com a região de oferecimento.
Teoria Psicanalítica:
1. Estudos em Freud I - Introdução a epistemologia e história da psicanálise: primeiras
formulações psicanalíticas (parte a)..
2. Estudos de Freud II - Fundamentos da teoria da psicanálise: primeiras
formulações psicanalíticas (parte b).
3. Estudos em Freud III - O Inconsciente freudiano: as tópicas Freudianas e suas
manifestações e Mecanismos de defesas.
4. Estudos em Freud IV – Desenvolvimento bio-psico-sexual (Personalidade, libido,
complexos de castração e édipo).
5. Estudos em Freud V - Estudos sociais em Freud
6. Estudos em Freud VI - Metapsicologia freudiana
7. Estudos em Freud VII - Psicopatologia psicanalítica da vida cotidiana
8. Psicanálise e as fases da vida I - Infância: fundamentos de Anna Freud,
Melanie Klein e outros
9. Psicanálise e as fases da vida II – Adolescência, puberdade e terceira
idade
Estruturas clínicas:
10. Estruturas e manejos clínicos I - Constituição do sujeito na psicanálise: relações
objetais, narcisismo e identificações.
11. Estruturas e manejos clínicos II – As neuroses
12. Estruturas e manejos clínicos III – As psicose
13. Estruturas e manejos clínicos IV – As perversões
Técnicas Psicanalíticas:
14. Fundamentação de técnica psicanalítica: teoria e técnica: o manejo da resistência e da Transferência.
15. Técnica Psicanalítica II - Associação Livre e manejos clínicos
16. Técnica Psicanalítica III - Estrutura de Análise
17. Técnica Psicanalítica IV - Interpretação de Sonhos e manejos clínicos
18. Técnica Psicanalítica V – Manejo da análise
19. Técnica Psicanalítica VI – Atuações Clínica e Processos de Intervenções
Movimentos expansionistas da Psicanálise:
20. Escolas Psicanalíticas I – Movimentos expansionistas da Psicanálise
21. Escolas Psicanalíticas II - Principais contribuições da Escola de psicanálise de
Jung
22. Escola Psicanalítica III - Principais contribuições da Escola francesa de
psicanálise: Lacan
23. Escola Psicanalítica IV - Principais contribuições da Escola inglesa de psicanálise Winnicott
Aplicações fundamentalistas e conexões:
24. Psicanálise e interdisciplinaridade entre a filosofia e mitologia
25. Psicanálise e neurociências: relações e aplicações psicanalíticas
26. Metodologia Científica aplicada à Psicanálise
27. Fundamentos de Psicofisiologia, Psiquiatria e Farmacologia aplicados a
Psicanálise
28. Escritas do corpo, poética e estética na psicanalise: psicopatologias e leituras
clínicas.
29. Políticas Sociais de Saúde aplicada à Psicanálise
30. Ética Psicanalítica: Questões da Clínica Psicanalítica
Notas:
I – A ordem acima objetiva somente apresentar a Matriz curricular. O oferecimento dos módulos/seminários poderá seguir outra ordem ou sofrer pequenas alterações.
II - Outros módulos complementares serão oferecidos como grupo de estudo, seminários ou outros eventos, sendo oferecidos durante o Programa.
III – Além do bloco de Técnicas psicanalíticas, observa-se que a ênfase na prática e em técnicas psicanalíticas são abordadas e reforçadas, com exemplos de manejos clínicos, em várias disciplinas do Programa.
IV – Havendo necessidade, poderá haver acréscimo ou supressão de temas de módulos.
1.6. Informações Finais:
a) Integra o Programa de Psicanálise, desde o início da formação, a realização de pesquisa complementar, paralela, de acordo com o Programa de Atividades Complementares, por disciplina (exceto a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, o que integra sua carga horária de Formação).
b) O integrante do Programa de Formação em Psicanálise é orientado a participar das atividades científicas e culturais da Instituição ou de outras Instituições, através de eventos ou outros, ligados à área psicanalítica, ampliando, no convívio com os colegas e professores, o seu engajamento no processo de formação e aperfeiçoamento. Essa participação integra a complementação de carga horária da formação, mediante à apresentação de declarações e/ou certificados de participação.
c) Concluída a formação, o integrante do Programa, qualificado como psicanalista, poderá ingressar definitivamente e efetivamente como Membro Associado da Associação Piauiense de Psicanálise.
2. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise
Em convênio com Instituição de ensino superior credenciada pelo MEC, é oferecido pela Instituição conveniada, junto ao PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE, uma Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise, prerrogativa e certificação da Instituição de ensino superior, onde, o participante, ao concluir o programa, além de receber uma certificação de Formação em Psicanálise, também recebe uma certificação de Especialização.
A Pós-graduação é oferecida e certificada pela nossa conveniada através da parceria realizada.
São 12 (doze) módulos oferecidos, integrados dentro das disciplinas gerais da Matriz curricular. O participante, ao concluir essas disciplinas e apresentar o TCC, poderá requerer sua certificação de Pós-graduação ou poderá, a seu critério, deixar para receber a certificação da Pós-graduação ao término de todo o Programa de Psicanálise.
O processo analítico é ato obrigatório somente para o Programa de Formação de Psicanalistas.
Deverá o participante da Pós-graduação se submeter ao Trabalho de conclusão de curso (TCC).
Matriz Curricular da Pós-graduação: Composto por 12 módulos/seminários de estudos e pesquisas.
1. Estudos em Freud I - Introdução a Epistemologia e história da psicanálise: primeiras formulações Psicanalíticas (parte a)..
2. Estudos de Freud II - Fundamentos da teoria da psicanálise: primeiras
Formulações psicanalíticas (parte b).
3. Psicanálise e interdisciplinaridade entre a Filosofia e Mitologia.
4. Estudos em Freud III - O Inconsciente freudiano: as tópicas Freudianas e suas
manifestações e Mecanismos de defesas.
5. Estudos em Freud IV – Desenvolvimento bio-psico-sexual (Personalidade, libido,
complexos de castração e édipo).
6. Psicanálise e neurociências: relações e aplicações psicanalíticas.
7. Constituição do sujeito na psicanálise: relações objetais, narcisismo e
identificações.
8. Escritas do corpo, poética e estética na psicanalise: psicopatologias e leituras
clínicas.
9. Estudos em Freud V - Estudos sociais em Freud
10. Metodologia científica aplicada à psicanálise
11. Políticas sociais de saúde aplicada à psicanálise
12. Fundamentação de técnica psicanalítica: teoria e técnica: o manejo da resistência e da Transferência.
Nota: Havendo necessidade, a relação acima poderá sofrer alteração.
3. Informações gerais e finais
3.1. Turmas e encontros - Turma prevista para FEVEREIRO / MARÇO e ABRIL de 2020
O Programa será formado, com um número mínimo de 15 (quinze) participantes e o número máximo de 25 (vinte e cinco), ficando a critério da Instituição a decisão em iniciar ou não o Programa com o número superior ou inferior apresentado. Nos Polos regionais, o Programa, sempre deverá ser iniciado com número mínimo de 15 (quinze) integrantes.
.
No período de três meses da fase introdutória do Programa será permitido o ingresso de nossos interessados, após este período, novos interessados deverão aguardar o oferecimento do próximo Programa de Formação em Psicanálise e Pós-graduação.
3.2. Custos
Cada participante (Programa de Formação em Psicanálise) deverá arcar com o pagamento de 31 (trinta e uma) mensalidades mais a taxa de inscrição no Programa. A primeira parcela, bem como, a parcela destinada ao Processo de certificação e filiação junto à Sociedade Mantenedora, emissão de credenciamento e fechamento de mensalidades, que poderá ser a última ou não, deverão ser pagas na sua integralidade. Abaixo, resumo do investimento:
- Taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (Para todos os Programas).
- 31 (trinta e uma) mensalidades, sendo, 30 (trinta) mensalidades no valor de R$ 350,00 e uma mensalidade no valor de R$ 450,00.
O Custo pela participação em eventos diversos, Processo analítico (análise pessoal e supervisão clínica)emissão de identidade estudantil ou outra, bem como, a orientação de TCC, será por conta de cada participante do Programa.
Notas:
1. Os valores acima são promocionais e serão aplicados às turmas formadas no primeiro semestre de 2020.
2. Haverá desconto promocional em todas as modalidades, que poderá ser o equivalente de até 10% (dez por cento) sobre o valor da mensalidade “cheia”. Na quebra do acordado sobre o desconto promocional, o valor da mensalidade será o valor “cheio”. Esse desconto não contempla a primeira parcela e nem a parcela especial, sendo essas pagas integralmente. Ficará à critério da Instituição a concessão de desconto promocional superior ao citado neste parágrafo.
3.3. Periodicidade dos encontros científicos:
- Programa oferecido aos sábados – Um encontro (sábado) ao mês.
- Programa semanal noturno – Todas as terças-feiras, das 18h às 21h, pelo sistema de Cartel, oferecido na sede.
- Outros horários poderão ser disponibilizados para início de novos Programas (formação de novas turmas).
3.4. Reciclagens e atualizações:
A APP entende o processo de formação de um Psicanalista como permanente, enquanto o analista praticar seu ofício de analisar. Para tanto, manterá um acompanhamento aos integrantes do Programa de Formação em Psicanálise após a conclusão do mesmo. Também, oferecerá oportunidades para participação em eventos diversos.
3.5. Convênios:
-
SOBRAPP – Sociedade Brasileira de Psicanálise e Psicoterapias.
-
ISEPRO (Instituição de ensino superior do Estado do Piauí) - Convênio
para certificação da Pós-graduação Lato-sensu em Psicanálise.
-
Outros Convênios estão em fase de implantação.
3.6. Documentos e procedimentos para matrícula
- Preencher a ficha de inscrição/matrícula no Programa
- 2 fotos 3 X 4
- 2 Xerox Documento de Identidade (RG)
- 2 Xerox do CPF
- 2 Xerox comprovante de residência
- 2 Xerox autenticadas do Diploma de Graduação
- 2 Xerox autenticadas do Histórico Escolar da Graduação
- 2 Xerox Certidão de Nascimento e/ou Casamento / Divórcio
- Pagamento da taxa de Inscrição
- Pagamento da primeira mensalidade
3.7. Turmas: Em Teresina/PI e em outras cidades do Estado do Piaui, bem como, em outros Estados da Federação.
3.8. Endereço da APP/Associação Piauiense de Psicanálise:
Rua Lisandro Nogueira, 1625, Edifício Susana Center, Salas 10, 14 e 15, Centro, Teresina, PI, CEP: 64.000-200.
Nota: Cada Polo possui endereço de acordo com a região de sua localização.
Mais informações:
(86) 3085-5840
(86) 99430-4417
Site: www.escolafreudianadeteresina.com.br
E-mail: escolafreudianadeteresina@gmail.com
Site:
Facebook – Escola Freudiana de Psicanálise de Teresina
Instagram - @escolafreudianadepsicanalise
Equipe Organizadora
Departamento de Ensino